Aprenda a desenhar rosto feminino e rosto masculino

Caso queira saber como desenhar um rosto, saiba que ela é a parte mais elementar do ser humano e é responsável pela interpretação das emoções como a felicidade, a tristeza, o medo e a raiva.

Desenhar um rosto é fundamental no processo de desenvolvimento artístico. Neste artigo, você descobrirá como desenhar um rosto simples, tanto masculino quanto feminino.

Como Desenhar um Rosto: Dicas Preliminares

Entenda que, a depender do sexo, as expressões faciais possuem características distintas. No entanto, uma compreensão básica de desenho de rostos irá facilitar o desenvolvimento do desenho com confiança.

Além disso, já mencionei em um artigo anterior que o desenho feito pela primeira vez não sairá perfeito. De tal maneira, é necessário prática constante e observação direta da imagem desenhada, seja de homem ou de mulher.

Rostos para Desenhar: Feminino ou Masculino Primeiro?

mulher / homen

Desenhar rostos não é fácil como se pensa, não importando se é de um homem ou de uma mulher.

O importante é COMEÇAR com os materiais que estão a sua disposição. Como um rosto feminino possui traços mais sensíveis, então começarei com ela.

Quando você desenhar o rosto de uma mulher, tenha vários retratos de referência por perto e veja o quão parecido fica seu desenho com a da imagem. Dessa forma, você identifica prematuramente erros nas primeiras tentativas.

Como Desenhar um Rosto Feminino: Introdução

rosto feminino

Segundo Merrill Kazanjian, as faces femininas são mais arredondadas, tendem a ter a mandíbula estreita, possuem maior suavidade e mais gordura nas bochechas.

Além disso, seus lábios são mais grossos, as sobrancelhas geralmente estão a uma altura maior dos olhos e são mais finas e arqueadas. O nariz feminino costuma ser menor, mais estreito, reto e côncavo do que o masculino.

Mesmo que eu liste as dezenas de diferenças, você ainda cometerá alguns deslizes e fará desenhos sem identidade própria. Quanto mais diversificado for as imagens das mulheres retratadas, mais rico seu desenho (o atual e o seguinte) será.

Como Desenhar um Rosto Passo a Passo – Rosto Feminino

O lado curioso de desenhar rostos femininos é que, no momento em que o desenho dos lábios inferiores for realizado, a boca terá um ar mais feminino.

Não importa se os lábios estão cheios, largos, pequenos, finos, etc. Ao dar ao lábio superior tanto detalhe quanto o inferior e definindo o recuo entre o lábio superior e o nariz, você fará instantaneamente com que uma boca apareça mais feminina em um retrato.

Devido às suas características faciais menos pronunciadas, há menos linhas bem definidas para serem mostradas.

Tendo isso em mente, vamos ao desenho!

#1 – Desenhe a Cabeça Feminina

Para ajudar a se certificar de que ambos os lados da cabeça tenham a mesma largura e que os traços faciais estejam uniformemente espaçados, faça primeiro uma linha vertical no meio da sua área de desenho.

Em seguida, desenhe um círculo de apoio para a parte superior da cabeça e, a partir daí, projete duas linhas que primeiro vão para a área do maxilar e faça uma curva para dentro e para baixo num ângulo mais acentuado para finalmente formar a curva do queixo.

#2 – Retoque a Cabeça

Para este passo você pode ajustar ligeiramente a forma do topo da cabeça, já que geralmente não será um meio círculo perfeito. Você também pode adicionar um esboço dos ossos da bochecha.

Depois de ter terminado, você pode ir em frente e apagar o círculo de apoio, mas deixe a linha do meio.

#3 – Insira as Linhas Horizontais

Para criar o primeiro conjunto de características faciais, divida o rosto em quatro partes através de três linhas horizontais.

Você desenhará as linhas da área do cabelo (1) para baixo em direção ao queixo, de forma que você terá três seções (2,3 e 4) uniformemente espaçadas do rosto mais a porção menor da linha do cabelo.

#4 – Desenho das Sobrancelhas

Esboce as sobrancelhas diretamente abaixo da segunda linha horizontal.

#5 – Como Desenhar o Nariz

Desenhe o nariz começando perto das pontas internas das sobrancelhas. Simplifique o nariz em traços quadriculares para a frente, para os lados e para baixo. O nariz vai estreitar e alargar a para o fundo da face (indo para a área 4).

Por favor, note que o nariz é uma característica facial que pode diferir muito de pessoa para pessoa. Um nariz como o da imagem irá geralmente ultrapassar ligeiramente as partes do meio das três divisões pares. Narizes mais longos podem ir mais para baixo.

#6 – Como Desenhar os Ouvidos

Desenhe o contorno das orelhas entre a segunda e terceira linhas a partir do topo da cabeça.

#7 – Como Desenhar os Olhos

Em relação aos olhos para desenhar, insira outra linha horizontal diretamente pelo meio da cabeça (você pode remover as outras linhas horizontais) e nela desenhe o contorno dos olhos.

Afaste-os o suficiente para que você introduza outro olho entre eles. Entre os olhos, há um espaço que deve ser ligeiramente igual ou inferior à largura de um olho.

#8 – Como Desenhar a Boca

Para a boca, desenhe primeiro uma linha horizontal entre o fundo do nariz e o fundo do queixo. Esta linha representará o fundo do lábio inferior.

A partir dela, desenhe uma linha horizontal para a boca e outra acima daquela para o topo do lábio superior. O lábio inferior tende a ser maior do que o superior assim que a proporção de seu desenho em conformidade

#9 – Desenhe as Expressões Faciais

A partir daqui, temos que dividir em algumas regiões:

  • Para os olhos: desenhe os círculos da íris com a parte superior ligeiramente coberta pelas pálpebras e a inferior apenas tocando a pálpebra inferior. Olhos abertos maiores e mais largos dão um aspecto mais jovem e feminino.
  • Para o nariz: um nariz feminino pode ser um pouco complicado, pois quanto mais você definir a sua forma, menos feminino ela se torna. Ademais, desenhe algumas linhas para indicar as narinas e os lados do nariz.
  • Para os lábios: Desenhe o lábio superior como um “M” achatado. O lábio inferior tende a ser na verdade duas curvas uniformemente divididas que se juntam no fundo da boca para formar uma curva maior.
  • Para a sobrancelha: faça, por meio da observação, traços mais finos.

#10 – Desenho do Cabelo Feminino

A depender do penteado, o cabelo será diferente. Para este exemplo particular, o cabelo será dividido em duas grandes formas que partem da linha de separação. Como há mais cabelo virado para o lado esquerdo do desenho, essa forma será maior do que o lado direito.

#11 – Adicione os Detalhes Capilares

Desenhe algumas linhas que fluem da linha divisória para baixo ao longo da forma do cabelo. Adicione em algumas outras linhas que seguem a direção geral do cabelo em vários lugares. Tente variar no comprimento e na distância.

#12 – Adicione os Cílios

Desenhe os cílios individuais com uma distância ligeiramente diferente entre cada uma delas, mas ao mesmo tempo tente tornar a distribuição uniforme.

Os cílios tendem a crescer mais para a metade externa dos olhos. Os pêlos dos cílios tendem a espalhar-se para fora à medida que seguem a curva das pálpebras.

Quanto a parte das cores, eu deixo a seu critério! Vamos ao rosto masculino?

Como Desenhar um Rosto Masculino: Introdução

Sobre o homem, devo salientar que as características masculinas são mais pronunciadas e com cantos mais nítidos: a mandíbula masculina deve parecer um pouco visível, principalmente nos cantos da face, o nariz deve ser mais grosso e o osso nasal mais presente.

Em relação aos olhos, estes serão menores em comparação com os da mulher e os cílios serão representados com uma linha mais grossa e escura na pálpebra superior. Por isso, nunca se desenha totalmente a pálpebra inferior, pois os cílios são muito finos.

Para auxiliá-lo no desenho do rosto de um homem, desenhe usando aspectos quadrados. O crânio tem cantos afiados, assim como a linha da mandíbula e a linha do pescoço.

Como Desenhar um Rosto Passo a Passo – Rosto Masculino

Os homens tendem a ter sobrancelhas mais grossas do que as mulheres. Você pode acentuar ainda mais as características masculinas desenhando as sobrancelhas sem curvas, caso queira.

Quantos aos cílios, faça-os bem curtos para parecer mais masculino. Em alguns casos, desenhá-los não será preciso. Quanto ao nariz, use formas angulares e arestas mais afiadas.

Poderia adicionar mais características, porém ficaria extenso demais e acredito que cabe um artigo a parte. Vamos ao que interessa: desenhar um rosto masculino.

#1 – Desenho da Cabeça Masculina

Aqui não é diferente do rosto feminino: faça uma linha vertical no meio do desenho, garantindo que as metades da cabeça e do rosto tenham mesma largura e que os traços faciais sejam simétricos.

Faça um círculo de apoio para o topo da cabeça. A partir desse círculo, insira duas linhas descendo uma para a outra, seguidas de duas curvas e mais duas linhas. Finalmente, junte estes com mais uma curva para criar a parte inferior do queixo.

#2 – Retoque os Detalhes da Cabeça

Retoque a forma do topo da cabeça com base no exemplo acima (veja a parte mais apagada da imagem). Neste caso, vamos remover parte do círculo em torno dos lados da cabeça e torne a área superior um pouco menos curvada.

Em seguida, desenhe as formas exteriores dos ossos da bochecha. Você pode apagar as linhas de orientação do círculo de apoio depois de ter feito este passo.

#3 – Divida as Áreas da Cabeça

Divida o rosto em quatro partes usando linhas horizontais. Desenhe estas linhas a partir da linha do cabelo até ao queixo para criar três porções do rosto uniformemente espaçadas mais a área pequena no topo.

#4 – Como Desenhar as Sobrancelhas

Nos passos anteriores, os desenhos de um rosto feminino e masculino são os mesmos. Agora, vamos diferenciá-los na aparência: faça as sobrancelhas abaixo da segunda linha a partir do topo. Como as sobrancelhas masculinas são mais simples, você pode desenhá-las sem muitas dificuldades.

#5 – Desenhando o Nariz Masculino

O nariz começa perto da parte interna das sobrancelhas. Você pode desenhá-lo planos como os da mulher. Desenhe-o nariz mais estreito à medida que se aproxima da terceira linha horizontal e a partir daí deve alargar com uma linha diagonal para a área da boca.

#6 – Desenhando o Ouvido Masculino

Desenhe a forma do contorno das orelhas entre a segunda e a terceira linha horizontal.

#7 – Desenhando os Olhos Masculinos

Desenhe uma quinta linha diretamente no meio da cabeça e sobre ela desenhe o contorno dos olhos. Certifique que os olhos estejam suficientemente afastados para que você possa colocar outro olho entre eles.

#8 – Desenhando a Boca Masculina e os Traços Masculinos

Insira uma linha, que representará o lábio inferior, entre o fundo do nariz e o do queixo. A seguir, desenhe mais duas linhas: uma para a abertura da boca e a outra para o topo do lábio superior. Uma vez que você colocar essas linhas você pode desenhar mais quatro linhas diagonais, ligando os lábios inferior e superior.

Desenhe um conjunto de linhas para indicar as partes internas das maçãs do rosto. De lá, desenhe um par de linhas que vão diretamente para baixo do rosto e curvando em torno da boca em direção à metade superior do queixo. Você pode desenhar a parte superior do queixo com uma linha curva apenas um pouco abaixo do lábio inferior.

Aprender como desenhar um rosto, feminino quanto o masculino, requer repetição. Ao longo desse artigo, você viu que os traços são bem distintos.

Se você quiser aprender em detalhes como desenhar click aqui

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *