O Que É Autoestima?

Autoestima

Alguns autores e a maioria dos leigos diz: “É gostar de si mesmo, valorizar-se!”. Outros dirão: “É ter uma opinião positiva de si mesmo, ter uma boa imagem de si”. Por fim, há quem defenda: “É ser confiante, acreditar em si e em sua capacidade”. 

As afirmações acima não estão erradas ao definirem autoestima, mostram-se, talvez, incompletas. 

Entretanto, o que é amor-próprio, autoconceito, autoimagem, autoconfiança e autoestima? Diferenciar e explicar melhor essas afirmações, parece difícil. 

Acredita-se que as definições mais adequadas para as perguntas são:

  • Autoconceito: opinião acerca de si.
  • Amor próprio ou autovalorização: valor ou sentimento que se tem de si mesmo adicionado a todos os demais comportamentos e pensamentos que demonstram a confiança.
  • Autoconfiança: segurança e valor que o indivíduo dá a si, nas relações e interações com outras pessoas e com o mundo.

O somatório de todos os conceitos citados é o que melhor apresenta a definição de autoestima.

Então, não estamos falando apenas de um sentimento que temos por nós mesmos. Mais que isso, estamos falando de pensamentos e de comportamentos que temos relacionados a nós mesmos.

A autoestima depende da forma como o sujeito se percebe e, além disso, do seu próprio sentimento sobre si mesmo.

Porém, toda a construção de sentimento e de visão é baseada na sua vivência. Por exemplo, uma pessoa que, durante o desenvolvimento infantil, teve contato direto com casos de abusos psicológicos terá, normalmente, uma autoestima comprometida. 

A formação da autopercepção é baseada nas interações sociais, tais como familiares, amorosas, escolares, profissionais, entre outras. 

Dessa forma, um indivíduo que vivência situações em que se sente menosprezado, geralmente, possui uma percepção negativa de si próprio.

Então, não se fala apenas de um sentimento que pessoas têm por si mesmas. Mais que isso, se discute pensamentos e comportamentos que estão relacionados à própria pessoa. 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *