resenha livro Mindset A Nova Psicologia Do Sucesso autoajuda

Mindset

“A opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pelo qual leva a sua vida.”

O livro “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso”, escrito pela Carol S. Dweck, fala sobre dois diferentes tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. De uma forma muito simplificada: o primeiro se relaciona a crença de que as qualidades humanas são “esculpidas em pedra”. Assim, ou você é inteligente, ou não é. Aqui não foram considerados o esforço, o erro e a perseverança.

Já o mindset de crescimento diz que as qualidades humanas, tais como a habilidade intelectual, podem ser cultivadas. Embora sejamos diferentes em diversos aspectos, cada um de nós é capaz de se desenvolver por meio do esforço e da experiência.


Uma amiga me indicou esta obra, que me engrandeceu. A ideia é muito simples e até meio óbvia: as pessoas não começam a vida com as suas habilidades. O problema é que muitos acreditam que não podem mudar, ou melhorar após certo nível.

O livro é interessante e descreve pesquisas acadêmicas de forma acessível. Mas como vários livros dessa linha, em certo ponto fica meio repetitivo. Eu recomendo que do capítulo 4 ao 7, você escolha o que te interessar, como esportes ou negócios, por exemplo.

Outro ponto negativo e que observo muito nesse tipo de livro é que para que a pesquisa acadêmica fique, de certa forma, interessante o suficiente para se tornar um best-seller, há certo exagero para destacar as conclusões e há muita simplificação para mostrar o ponto que desejam. Até por isso fica novamente a dica de escolher alguns capítulos ao invés de desistir de vez da obra.

Quer comprar o livro ? cick aqui.

A nova psicologia, me parece, está vinculada aos esforços para a mudança de mindset e o sucesso é consequência.

E, sob o meu ponto de vista, três questões são fundamentais para realizar a jornada que contribuirá para virar a chave da mudança, em busca do sucesso. A primeira é atribuir significado ao sucesso, que, para cada indivíduo pode ser diferente; a segunda  é identificar quais são os elementos que contribuem para fazer com que esse sucesso valha a pena de ser buscado e; a terceira é saber quais valores de transformação ele trará para a vida do indivíduo. Trata-se  puramente de um processo de tomada de decisão interior, de coragem para a ação e de vontade para fazer acontecer.

Sobre a aplicabilidade no ambiente dos negócios, embora neste ambiente o termo mindset já tenha adquirido conotação de modismo, no meu ponto de vista, observar a forma de atuação, a cultura e as crenças de uma organização e de seus líderes, sob as características de mindsets propostas por Dweck, pode contribuir com a proposição de ações assertivas, de acordo com o perfil das empresas/organizações. Ou seja, a observação das crenças dominantes de uma organização, do perfil dos seus líderes, e da sua motivação para o sucesso é uma questão importante e que contribui para a efetivação de mudança no ambiente organizacional. Outro ponto a levar em conta é a conscientização para a importância do desenvolvimento de estratégias que suportem as mudanças propostas na busca pelo sucesso e a realização de ações que as concretizem.

Vale a pena? Sim, especialmente para pais e educadores. É bom ensinar e até se lembrar constantemente que as nossas qualidades podem ser melhoradas e também que podemos adquirir algumas novas. Há muito poder em saber que as pessoas podem se transformar, se assim escolherem.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *