Sugestão plano para inicio caminhada

A caminhada é ideal para pessoas sedentárias que queiram começar a fazer exercícios físicos.

Para que haja a continuidade do exercício e se adquira o hábito da caminhada, devemos iniciá-la aos poucos e ir aumentando gradativamente.

Segue uma sugestão de plano de caminhada para iniciantes:

SemanaDuraçãoFrequência
Primeira semana10 minutos3 vezes por semana
Segunda semana15 minutos3 vezes por semana
Terceira semana20 minutos3 vezes por semana
Quarta semana25 minutos3 vezes por semana
Após um mês30 minutos3 vezes por semana
Após 6 meses40 minutos3 vezes por semana
Após 1 ano60 minutos4 vezes por semana

30 minutos, 3 vezes por semana é considerado suficiente para se obter os benefícios da caminhada. Mas se você quiser, pode continuar intensificando gradativamente o exercício.

plano para caminhada

Se, por outro lado, você caminhar menos do que os 30 minutos recomendados, você ainda assim promoverá melhoras na saúde, queimará gorduras e terá melhora em seu bem-estar. No entanto, a melhora no seu condicionamento físico será menor. Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar.

Procure inserir a caminhada no seu dia a dia. Toda vez que você puder substituir o carro ou ônibus por uma caminhada, mesmo que breve, você já estará beneficiando sua saúde.

Preparação para a Caminhada

Antes de iniciar a caminhada, é necessário tomar alguns cuidados para que seu exercício seja mais agradável.

  • O aquecimento é fundamental. No início da caminhada, os primeiros 5 minutos devem ser feitos sempre em ritmo mais lento.
  • Ingerir apenas alimentos leves próximo dos horários de sua caminhada. Os líquidos (água com limão ou água de coco) devem ser em pouca quantidade (não mais que 200 ml).
  • Evitar sol forte e frio intenso.
  • Após a caminhada, é importante fazer exercícios de alongamento envolvendo principalmente a musculatura das panturrilhas, posterior das coxas e glúteos.
  • Dê preferência para locais planos, arborizados ou pistas e parques específicos para caminhada.

Se você tiver problemas cardíacos, é de fundamental importância consultar seu médico para verificar possíveis riscos à saúde.

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